O Ministério da Saúde, através do Programa Integrado de Luta contra as Doenças de Transmissão Vetorial da Direção Nacional de Saúde, promove na tarde de hoje, uma reunião sobre a situação sanitária da localidade de Fonton/Cobon. Como é do conhecimento, o aumento da temperatura e a chegada das chuvas intensificam a reprodução de vetores (mosquitos), responsáveis pela transmissão de doenças como o paludismo, a dengue, zika, chikungunya, febre amarela e das doenças diarreicas.
Após várias visitas, o relatório mensal mais recente emitido pelo Programa de Luta Integrada contra Vetores, apontou que a situação epidemiológica no bairro de Fontom-Cobon, na cidade da Praia, requer uma atenção imediata, uma vez que a combinação de fatores ambientais e sociais pode levar a um aumento dos vectores econsequentemente o surgimento de casos de doenças de transmissão vetorial, colocando em risco a saúde da população.
Como é do conhecimento, o aumento da temperatura e a chegada das chuvas intensificam a reprodução de vetores (mosquitos), responsáveis pela transmissão de doenças como o paludismo, a dengue, zika, chikungunya, febre amarela e dasdoenças diarreicas.
Neste sentido, no âmbito do Plano de Intervenção pré-chuvas que visa a preparação para a prevenção contra as doenças de transmissão vectorial, o Ministério da Saúdedeterminou essencial uma intervenção multissectorial e um esforço conjunto paradesenvolver e implementar estratégias de prevenção e controlo, promovendo ambientes saudáveis, eliminação de criadouros de mosquitos e adoção de medidas de proteção individual.
Fonte: Ministério da Saúde // Redação Tiver