O navio Kriola que se encontra em reparação nos estaleiros da Cabnave desde abril, deve retomar as operações a partir de 4 de julho. A informação foi avançada pela empresa concessionária CV Interilhas.
Segundo a mesma fonte, tendo em conta a informação obtida junto dos Estaleiros da Cabnave, o navio Kriola tem data prevista para saída de doca, onde se encontra em reparação, entre os dias 30 de Junho e 1 de Julho. De seguida, o navio vai efetuar testes de navegação e os procedimentos de certificação e validações de segurança e a previsão é que o Kriola “retome as operações a partir do dia 4 de Julho”.
A concessionária avança ainda que o navio Liberdadi deve ficar operacional na semana seguinte.
Na mesma comunicação, a empresa adianta que tem estado em contacto direto com as autarquias da Brava e do Maio, “ilhas mais afetadas pela indisponibilidade de navios na linha do Sotavento”, com o objetivo de “encontrar soluções que vão ao encontro das necessidades dos seus munícipes”.
Estão previstas viagens na linha Santiago – Fogo – Brava para os dias 21 e 22 de junho.
De recordar que, em finais de maio, o navio Kriola sofreu um descarrilamento parcial durante a reparação o que obrigou a nova alagem e a uma investigação interna sobre como aconteceu o incidente nos estaleiros da Cabnave. Um dia antes do incidente, o ministro Jorge Santos tinha avançado que a referida embarcação estaria de regresso às operações por esses dias.
Fonte: Balai // Redação Tiver