O navio-patrulha oceânico Apa, da Marinha do Brasil, efetuou hoje uma paragem em Cabo Verde, no âmbito de um programa de exercícios navais e formação centrado no Golfo da Guiné. Com essa paragem o país pretende consolidar laços com os países da costa africana, ao longo do mês de junho.
O navio-patrulha protagoniza a edição deste ano da operação Guinex, com a qual o Brasil pretende consolidar laços com os países da costa africana, ao longo do mês de junho.
A embarcação já parou no Gana, Benim, Nigéria, Costa do Marfim, Guiné-Bissau e Senegal e hoje atracou na ilha cabo-verdiana de São Vicente, para um programa que inclui vários contactos bilaterais, anunciou fonte diplomática brasileira.
Estão ainda previstos exercícios conjuntos com a Guarda Costeira de Cabo Verde.
O Golfo da Guiné é uma vasta área do oceano Atlântico, que acompanha a reentrância da costa africana que vai da Costa do Marfim (a noroeste) até ao Gabão (a sudeste) e onde há um registo regular de casos de pirataria e atividades ilegais. A área é palco frequente de exercícios internacionais e ações de vigilância.
Fonte: Balai.cv // Ad: Redação Tiver