As duas novas aeronaves ATR 72-600 estão prontas para iniciar os voos comerciais em Cabo Verde, após completarem com sucesso os voos de demonstração. A sua chegada fortalece a operação interilhas, garantindo maior estabilidade e regularidade no transporte aéreo.
A primeira aeronave, com matrícula D4-CCM, aterrou no país a 5 de setembro, depois de um voo de Toulouse com escala em Las Palmas, operado por tripulação cabo-verdiana. A segunda aeronave, D4-CCN, chegou a 12 de setembro, igualmente proveniente de Toulouse, reforçando a frota nacional.
Com estas incorporações, a operação interilhas passa a ser assegurada por três aeronaves: os dois novos ATR 72-600 e uma disponibilizada pela Royal Air Maroc em regime ACMI. Este reforço da frota traduz um investimento estratégico na valorização dos recursos humanos nacionais.
O Governo de Cabo Verde destaca que o reforço da frota contribui para a melhoria da mobilidade dos cidadãos, coesão territorial e dinamismo económico. Afirma também que está a trabalhar na aquisição de mais aeronaves para atender à crescente procura do mercado interno e apoiar a diversificação do turismo.
Nos primeiros oito meses de 2025, apesar de alguma instabilidade operacional, o número de voos aumentou 44% e o de passageiros subiu mais de 47% em relação ao mesmo período de 2024, ultrapassando inclusive os níveis de 2019, antes da pandemia. O Governo reafirma o compromisso de garantir um serviço aéreo regular, seguro e de qualidade em todo o arquipélago.
Fonte: Governo // Redação Tiver