O Governo vai nomear o novo conselho directivo dos Centros Jurídicos e Judiciários nos próximos dias, afirmou a ministra da Justiça, Joana Rosa. A iniciativa visa fortalecer a formação dos magistrados e otimizar os recursos do sector da Justiça.
A ministra da Justiça, Joana Rosa, anunciou que o novo conselho directivo e outros órgãos de gestão dos Centros Jurídicos e Judiciários serão nomeados e empossados nos próximos dias. A criação dos Centros, aprovada em Agosto, tem como objetivo aprimorar a formação contínua dos magistrados e reduzir custos com a formação no exterior, permitindo que os recursos sejam melhor canalizados para outras necessidades do sector.
Joana Rosa destacou que essa ação faz parte de um conjunto de reformas estruturais no sector da Justiça, que visa modernizar as instituições e garantir uma justiça mais célere e acessível. A ministra também garantiu que as primeiras ações de formação para magistrados ocorrerão no primeiro trimestre do próximo ano, e que o Governo continuará investindo no sector, respeitando a autonomia dos órgãos de soberania, mas colaborando para melhorar a gestão e eficiência da Justiça.
Inforpress // Redação Tiver