NUTRICIONISTA ENFATIZA IMPORTÂNCIA DE UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E EQUILIBRADA

A nutricionista Helena Sapinho enfatizou hoje a importância de uma alimentação saudável e equilibrada para a prevenção de várias doenças, destacando a necessidade de uma mudança de mentalidade e adoção de hábitos alimentares mais conscientes. A especialista, que falava por ocasião do Dia Mundial da Alimentação, que se assinala hoje.

O Dia Mundial da Alimentação, celebrado a 16 de outubro, foi criado para promover uma reflexão sobre a situação alimentar no mundo. O lema deste ano, De mãos dadas para uma alimentação melhor e um futuro melhor”, apela à cooperação global para um futuro sustentável e com segurança alimentar para todos.

A nutricionista Helena Sapinho considerou que este dia é “muito importante” para que as autoridades reflitam sobre a necessidade de melhorar o salário mínimo, permitindo que todos tenham um poder de compra adequado à realidade. Defendeu que, mesmo com poucos recursos, é possível escolher alimentos mais saudáveis, como frutas, verduras, legumes, leite, iogurte, arroz e feijão, e evitar produtos como salsichas, chouriços, refrigerantes e sumos industrializados.

Sapinho alertou que, atualmente, em Cabo Verde é “muito difícil” manter uma alimentação saudável devido ao aumento dos preços, salientando que o poder de compra influencia diretamente o acesso a alimentos nutritivos. Acrescentou que alimentos frescos costumam ser mais caros, o que leva muitas pessoas a optarem por produtos ultraprocessados, mais baratos, mas prejudiciais à saúde.

A nutricionista manifestou preocupação com o aumento de doenças associadas à má alimentação em crianças, jovens e adultos, como diabetes, obesidade, hipertensão, colesterol elevado e até cancro. Defendeu a redução do consumo de sal, açúcar e gorduras, o aumento da ingestão de frutas, verduras e legumes, além da prática regular de atividade física e do consumo de água e sumos naturais.

Considerou ainda que a falta de tempo é um dos principais motivos que levam as pessoas a recorrer a alimentos rápidos e menos saudáveis, frisando que “para o bem da nossa saúde temos que arranjar tempo”.

A data foi instituída em memória da criação da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), em 1945, sendo comemorada pela primeira vez em 1981, sob o tema “A comida vem primeiro”.

Inforpress // Redação Tiver

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *