“ O GOV ESTÁ COMPROMETIDO NA LUTA CONTRA O HIV EM CV” – MS

A ministra da saúde garantiu hoje que o compromisso do governo é continuar a trabalhar para que haja cada vez mais respeito pelos direitos fundamentais, na prevenção precoce do VIH,  e na certificação em termos de transmissão vertical, ou seja de mãe para filho. Filomena Gonçalves que falava à margem da apresentação do inquérito Bio-comportamental sobre o consumo da droga e a sua relação com VIH, garantiu que o estudo permitirá ao executivo calibrar as medidas que estão a ser implementadas. 

A governante que presidiu a abertura do evento garantiu que o compromisso do governo é continuar a trabalhar para que haja cada vez mais respeito pelos direitos fundamentais, na prevenção precoce do VIH,  e na certificação em termos de transmissão vertical, ou seja de mãe para filho.

Em relação ao inquérito, que indica uma prevalência de VIH de 2,6% nas pessoas que consomem drogas, e na população geral de 0,6%, Filomena Gonçalves frisou que o estudo permitirá ao executivo calibrar as medidas que estão a ser implementadas.

A ministra sublinhou também que o álcool é uma droga, que é preciso consciencializar, e que é preciso unir esforços para a implementação da lei do álcool em Cabo Verde.

O Dia Internacional de Luta contra o VIH/SIDA foi uma iniciativa de James Bunn e Thomas Netter, dois oficiais do Programa Mundial de Combate à SIDA da Organização Mundial da Saúde (OMS). A ideia ganhou apoio dentro e fora da organização, sendo reconhecida pela resolução 43/15 da Assembleia Geral da ONU, em 1988, com o objetivo de sensibilizar a população para a importância da data.

Redaçao Tiver  

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *