A ministra da Defesa disse em São Vicente que o Orçamento do Estado de 2026, traz uma política de incentivos para a prestação do Serviço Militar Obrigatório com a introdução do suplemento complementar para os praças. Janine Lélis falava na cerimónia de Juramento à Bandeira de 289 recrutas da 2.ª Incorporação de 2025, que decorreu no domingo, 16, no Centro de Instrução Militar do Morro Branco, em São Vicente.
Segundo a ministra, o Governo aprovou o aumento da compensação financeira dos militares, atribuindo o montante de 100 milhões de escudos para reconhecer e valorizar o esforço e a dedicação dos efectivos que desempenham funções na defesa e segurança nacionais.
Assim, explicou, o recruta que antes recebia 1.360 escudos passará a receber 9.500 escudos; o soldado/marinheiro que recebia 3.400 escudos passará a receber 14.250 escudos; e o 2.º cabo passará de 5.950 escudos para 19 mil escudos.
Segundo Janine Lélis, o Orçamento do Estado 2026 também traz verbas dedicadas exclusivamente à garantia de reparação e manutenção dos navios da Guarda Costeira e ao patrulhamento marítimo.
Durante a sua intervenção, a ministra lembrou que as Forças Armadas têm como missão não apenas formar “bons soldados”, mas também preparar “melhores cidadãos para a vida”.
Os 289 recrutas da segunda incorporação de 2025, dos quais nove mulheres, prestaram no domingo, 16, o Juramento à Bandeira após nove semanas de instrução no Centro de Instrução Militar do Morro Branco.
Ao longo dessas nove semanas de instrução, os recrutas participaram em diversas actividades de formação que incluíram treinos físicos intensivos e instruções de Ordem Unida, com destaque para o treino da fórmula do Juramento à Bandeira e o Grito do Batalhão.
Fonte: Inforpress // Redação Tiver