O Governo de Cabo Verde, ancorado nas directrizes do Orçamento do Estado de 2025, vai priorizar os pilares da coesão, da sustentabilidade e da Inclusão. O anúncio foi feito pelo Ministério das Finanças na sua página numa rede social.
Segundo a mesma fonte, a estratégia orçamental para 2025 enfatiza o desenvolvimento económico equilibrado entre as ilhas, com cada uma transformada em uma economia própria, alinhada com as suas respectivas vocações.
Para alcançar estes objectivos, realça a publicação, o Governo de Cabo Verde vai implementar medidas-chave, incluindo uma forte aposta na melhoria da conectividade aérea, através da promoção de companhias aéreas “low cost” (baixo custo) e aumento dos voos domésticos e internacionais, visando assim, aprimorar a conectividade interna e externa de Cabo Verde.
Outra grande aposta será o restabelecimento da missão permanente de Cabo Verde junto à União Africana e implementação de acordos no âmbito da comunidade, especialmente nos sectores marítimo e dos transportes aéreos.
A mesma fonte sublinha que o Governo, em 2025, vai dar especial atenção à introdução de políticas e reformas em diversos sectores para assegurar a sustentabilidade, apontando a transição para um sector energético eficiente e sustentável, o fortalecimento do turismo como motor do crescimento económico inclusivo e o desenvolvimento de infra-estruturas resilientes e sustentáveis como uma dessas políticas.
Conforme o Ministério das Finanças e Fomento Empresarial o OE 2025 vai reafirmar o compromisso do Governo de Cabo Verde com a disciplina orçamental e a consolidação fiscal.
Fonte: Gov // Ad: Redação Tiver