A bastonária da Ordem dos Farmacêuticos de Cabo Verde considerou hoje que a valorização da classe passa pela contratação dos farmacêuticos em todos os serviços que demandam a função, destacando o seu papel fundamental no controlo dos medicamentos. Marcília Fernandes que falava por ocasião do Dia Mundial dos Farmacêuticos, assinalado hoje, dia 25 de Setembro, salientou que a data serve para reflectir sobre a actual situação dos profissionais que exercem a função.
Marcília Fernandes falava em entrevista exclusiva à Inforpress por ocasião do Dia Mundial dos Farmacêuticos, assinalado dia 25 de Setembro, celebrado desde 2017 sob o lema “Farmacêuticos: Atendendo às necessidades globais de saúde com soluções locais”.
A bastonária salientou que a data serve para reflectir sobre a actual situação dos profissionais que exercem a função, independente do regime de trabalho e de acordo com a legislação, no entanto, não aufere de uma carreira de trabalho específica.
Marcília Fernandes observou que várias clínicas privadas, que realizam regularmente cirurgias que precisam de medicamentos, não têm a presença de um farmacêutico para realizar o controlo e assegurar a segurança do paciente. Nas estruturas públicas de Saúde, alertou, a situação replica-se com a ausência deste profissional que cede o seu papel para outro contratado responsável pelo circuito completo dos medicamentos.
O Dia Mundial dos Farmacêuticos foi instituído em 2009 pela Federação Internacional Farmacêutica (FIP) aquando da realização da reunião do conselho da FIP em Istambul, Turquia.
Fonte: Inforpress // Redação Tiver