OE 2025 ALCANÇA 98 MILHÕES DE CONTOS

O Governo de Cabo Verde apresentou hoje, o Orçamento de Estado para o ano de 2025, com o valor global fixado em 98 milhões de contos. Este orçamento reflete as prioridades estratégicas do executivo, focando-se em áreas-chave como educação, saúde, infraestruturas e segurança social.

Durante a apresentação, o Primeiro-Ministro enfatizou que este plano financeiro é um passo crucial para garantir a estabilidade e o crescimento sustentado. Estimular o crescimento económico, fomentar a criação de emprego e garantir a estabilidade macroeconómica, com uma redução significativa da inflação e do peso da dívida pública, são algumas prioridades do Orçamento de Estado para 2025.

“OE 2025 estimula e incentiva o crescimento económico e o emprego e assegura a estabilidade macroeconómica, com menos inflação, redução do peso da dívida pública e capacidade de o país pagar as suas contas externas, nomeadamente as importações.

Define como principais prioridades, alinhadas com o II PEDS:  Desenvolvimento do capital humano; Reforço e consolidação da conectividade; Reforço da promoção da inclusão; Aceleração da diversificação da economia; Aceleração da transição energética, climática e digital.

Reforça investimentos atuando sobre fatores transformacionais para aumentar a competitividade da economia e a produtividade; a eficiência e a qualidade da administração pública; a resiliência económica, social e ambiental do país visando o desenvolvimento sustentável”.- Primeiro-Ministro

Ulisses Correia e Silva, anunciou que o Orçamento de Estado para o próximo ano, reforça o investimento em políticas ativas de emprego e empregabilidade, com medidas concretas para beneficiar os jovens.

“O OE 2025 reforça o investimento em políticas ativas de emprego e empregabilidade: acesso de 7.000 jovens à formação profissional e ações de capacitação; acesso de 2.600 jovens a estágios profissionais; certificação de 1.000 profissionais; acesso de 200 jovens recém-formados ao programa de apoio à contratação por parte de empresas; 3.800 bolsas/subsídios de estudos para alunos do ensino superior e técnico profissional; formalização e apoio na criação de 1.500 unidades de negócios; incentivos fiscais e financeiros a start ups, micro e pequenas empresas jovens; banco digital jovem e mulher para financiamento de projetos e negócios”.-Primeiro-Ministro

Este plano financeiro, vai aumentar os investimentos da Saúde e Segurança, assim como o salário mínimo, promovendo o bem-estar dos cidadãos.

8,5 milhões de contos é a dotação para a Saúde, um aumento de 10,7% face ao orçamento de 2024, para recursos humanos na atenção primária e hospitalar, investimento em infraestruturas de saúde e equipamentos médico-hospitalares. 10,0 milhões de contos é a dotação para a Segurança e Ordem Pública, Justiça e Paz Social, um acréscimo de 11,3% relativamente ao orçamento de 2024.

O OE 2025 aumenta o salário mínimo para 17.000$00. O salário mínimo no sector privado passa assim de 15.000$00 para 17.000$00. Um aumento de 54,5% relativamente ao salário mínimo que encontramos em 2016 e que era de 11.000$00.”-  Primeiro-Ministro

O chefe do governo informou que o Orçamento de Estado para 2025 vai manter a taxa de imposto sobre o rendimento das empresas em 21%, oferece incentivos fiscais para investimentos em setores como agricultura, transportes, economia digital e energias renováveis, e destina-se a recursos para um regime emergencial de revisão de preços em obras públicas, mitigando os impactos da inflação provocada pela pandemia da covid-19.

Redação Tiver

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *