O papa Francisco morreu hoje, às 7h35 hora de Roma, segundo o Vaticano. O pontífice de 88 anos, que chefiou a Igreja Católica por quase 13 anos, morreu em Casa Santa Marta.
“Às 7:35 desta manhã, o bispo de Roma, Francisco, regressou à casa do Pai. Toda a sua vida foi dedicada ao serviço do Senhor e da sua Igreja”, escreveu o carmelengo.
O cardeal acrescentou que o papa Francisco “ensinou a viver os valores do Evangelho com fidelidade, coragem e amor universal, especialmente em favor dos mais pobres e marginalizados”.
Disse que “Com imensa gratidão pelo seu exemplo de verdadeiro discípulo do Senhor Jesus, encomendamo a alma do Papa Francisco ao infinito amor misericordioso do Deus Uno e Trino”.
Por tradição, o funeral do líder da Igreja Católica tem ocorrido na Basílica de São Pedro, com o corpo do religioso sendo exposto para visitação e oração dos fiéis. Ele, entretanto, desejou que sua cerimônia seja simples, sem pompas.
Ano passado, o papa anunciou ao fiéis que já estava “tudo pronto”, se referindo aos ritos que acompanhariam seu sepultamento.
Ele modificou alguns dos ritos fúnebres dos papas, com os corpos não sendo mais expostos fora do caixão. Entre as novidades, está a eliminação dos tradicionais três caixões de cipreste, chumbo e carvalho.
Fonte: Vaticano