A Paróquia Nossa Senhora da Graça manifestou hoje alegria pela nomeação de Dom Teodoro Mendes Tavares como novo bispo da Diocese de Santiago. Manifestou tambem “total disponibilidade em colaborar” com o mesmo na missão de conduzir a Igreja.
A afirmação foi feita à Inforpress pelo pároco de Nossa Senhora da Graça, padre Luís Fernandes, após o anúncio da informação em conferência de imprensa pelo cardeal Dom Arlindo Furtado.
“Saudamos com alegria que queremos preparar também para acolhê-lo de uma forma festiva”, afirmou, sublinhando que a paróquia estará sempre disponível para apoiar o novo bispo no exercício das suas funções.
O sacerdote realçou a experiência episcopal de Dom Teodoro, no Brasil, para quem a sua nomeação trará “um novo fôlego à diocese”.
“Provavelmente o espírito jovem para estar aqui connosco, para celebrar a liturgia. Certamente terá também alguma vivacidade da missão que ao longo dos anos ele se dignou de servir à Igreja lá no Brasil, terá também algo aqui para nós”, perspectivou.
Dom Teodoro Tavares é o novo bispo de Santiago nomeado pelo Papa Leão XIV, na sequência do pedido de renúncia do actual chefe da Igreja Católica na Região do Sotavento, por atingir o limite de idade.
De acordo com informações avançadas pela Diocese de Santiago, Dom Arlindo Furtado apresentou a sua renúncia do governo pastoral ao Papa Leão XIV, ao abrigo do Direito Canónico que fixa os 75 anos como a idade limite para o exercício do cargo.
Dom Teodoro, até agora Bispo da Diocese de Ponta de Pedras, no Estado do Pará, no Brasil, nasceu em 7 de Janeiro de 1964, na Ilha de Santiago, em Cabo Verde.
Em 1984, aos vinte anos, ingressou na Congregação dos Missionários do Espírito Santo (Espiritanos), tendo feito sua profissão religiosa em 1986.
Sua ordenação presbiteral aconteceu em 11 de Junho de 1993 e, em novembro de 1994, foi enviado como missionário ao Brasil, para trabalhar na prelazia de Tefé, no Amazonas. O então padre Teodoro trabalhou por 16 anos nessa prelazia e, nesse período, exerceu inúmeras funções.
O Ecumenismo é uma área na qual Dom Teodoro tem especialização. Em 1995, obteve o título de mestre em Ecumenismo pelo Trinity College, em Dublin.
Foi bispo referencial para o Ecumenismo no regional Norte 2, professor de Ecumenismo e Diálogo inter-religioso, além de responsável pela Pastoral Ecuménica da arquidiocese de Belém e da Pastoral das Comunidades Ribeirinhas.
A 03 de Julho de 2025 o Papa Leão XIV nomeou-o membro do Dicastério para o Diálogo Inter-religioso da Santa Sé.
Dom Teodoro Também possui pós-graduação em Desenvolvimento, com especialização em Estudos Franceses Modernos.
A Diocese de Santiago é composta pelas ilhas de Santiago, Fogo, Brava e Maio
Fonte: Inforpress // Redação Tiver