Vinte e Três mil contos é o montante do aumento registado no Programa de Desenvolvimento do Empreendedorismo. Este montante deriva do Orçamento que no Primeiro PDE era de 35 mil contos passando para 58 mil contos no segundo.
Tanto para o PCA do IEFP, como a diretora executiva do emprego o primeiro programa foi um sucesso com a taxa de execução de 100% e o estudo do impacto analisado pelo observatório de trabalho mostrou que o programa tem mais impactado no acesso ao mercado de trabalho e ao rendimento dos jovens.
Se no ano de 2022 o programa foi beneficiado com o valor de 35 mil contos este ano passará a ser contemplado 58 mil contos.
Garantir a cada jovem uma oportunidade, dar formação e criar empregos para os jovens cabo verdianos e o papel do governo é sobretudo de fazer os jovens realizados.
O governante pede aos jovens para olharem não somente pela geografia de Cabo Verde, mas sim para o mundo, para o ministro é preciso mudar esse paradigma de preparar os jovens para serem jovens do mundo a trabalharem para diversos mercados internacionais. O objetivo é de aumentar o impacto com mais rapidez possível.
O Programa de Desenvolvimento do Empreendedorismo PDE I com o objetivo estratégico de maximizar a capacidade empreendedora e, incrementar o acesso às oportunidades de emprego digno para jovens, mulheres e grupos expostos à exclusão nos setores catalíticos e contribuir para reduzir o número de jovens NEET, ou seja jovens que não estão nem a trabalhar, nem a estudar ou frequentar qualquer tipo de formação. O programa foi executado em todo o território nacional. A assinatura do contrato PDEII este a cargo do Presidente Conselho Diretivo do IEFP, Paulo Santos e o Diretor Geral do Emprego, Danilson Borges.
Redação Tiver