Os cabo-verdianos apelam ao desenvolvimento e ao maior envolvimento dos jovens. Por ocasião das comemorações do dia da Independência nacional a TIVER esteve na sessão solene da AN nacional a fim de sentir o palpitar das pessoas em relação a situação do país.
Milhares de cabo-verdianos celebram a independência de Cabo Verde no país e na Diáspora. O arquipélago comemora os 48 anos como um país livre, mas de muitas lutas e desafios, tendo Adélcia Pires prestou declarações a TIVER dizendo que sente muito otimista, e espera que Cabo Verde avance em grandes patamares.
A Ex Primeira Dama realça ainda que é preciso fazer muito mais e melhor sobretudo na camada juvenil e apela a uma maior participação dos jovens neste momento ímpar.
O primeiro Ministro, por sua vez afirma que o país precisa ultrapassar vulnerabilidades externas.
Segundo avança nenhum país tem a sua dependência económica total, há uma interpelação entre os países e o que os cabo-verdianos precisam é ser menos vulneráveis, criar condições e eliminar a pobreza extrema. Já para o Presidente da Câmara Municipal da Praia, Francisco Carvalho, Cabo Verde precisa melhorar em vários aspectos tendo como o principal na área da saúde.
Acrescenta ainda que é necessário refletir e dar grande passo para o desenvolvimento bem como mudar de meta.
Por seu turno Orlando Dias, realça que nesses 48 anos de independência o país teve ganhos assinaláveis, nos mais diversos sectores, mas ainda precisa ultrapassar os desafios reforçar a saúde e a educação e outros apontados.
Conforme avançam é a hora de dar as mãos para pensar e promover o desenvolvimento e no dia como hoje é de celebrar em união, amizade e ser uma sociedade mais tolerante.
Redação Tiver