O ministro da Agricultura e Ambiente, alertou esta terça-feira para a necessidade de se reforçar as normas sanitárias na criação de suínos. Gilberto Silva, apontou a falta de higiene como um dos principais factores para a propagação da peste.
O governante fez estas declarações à margem da cerimónia de empossamento dos novos membros do conselho de administração da Agência Nacional de Água e Saneamento (ANAS), sublinhando que o surto da doença, na ilha da Boa Vista, foi detectado atempadamente e que foram tomadas medidas imediatas para conter a situação.
Gilberto Silva destacou ainda a importância de garantir a deslocalização das pocilgas para locais adequados, frisando que a câmara municipal tem um “papel essencial” nesse processo.
O ministro realçou, por outro lado, que a permanência de pocilgas em áreas inapropriadas e a falta de higiene no maneio dos suínos representam muitos riscos para a saúde pública.
O ministro enfatizou ainda que a responsabilidade na adopção de boas práticas de criação de animais deve ser colectiva, reforçando que as normas sanitárias devem ser respeitadas em conformidade com a legislação nacional e as posturas municipais.
Gilberto Silva concluiu defendendo que as autoridades veterinárias continuarão a actuar para garantir que as medidas necessárias sejam aplicadas, visando proteger a saúde pública e melhorar as condições sanitárias no sector da criação de suínos em Cabo Verde.
Fonte: Expresso das Ilhas // Ad: Redação Tiver