PILOTOS OBRIGADOS A ALTERAR DATA DA GREVE

Os pilotos da TACV vão alterar a data da greve, prevista inicialmente para os dias 24 a 30 de julho, devido ao alegado incumprimento dos pressupostos legais estabelecidos em relação aos prazos para a sua comunicação. O Sindicato Nacional dos Pilotos da Aviação Civil confirma ter sido notificado pela Direcção Geral do Trabalho sobre esta falha.

“Considerando tais directivas, o sindicato irá proceder com a alteração do período da greve que será comunicada à DGT e ao CA dos TACV e divulgada posteriormente”, lê-se num comunicado do SNPAC. Este sindicato, recorda-se, tinha anunciado uma greve prevista para 24 a 30 de Julho, que ia afectar pelo menos 16 voos internacionais e perspectivava uma adesão “à volta dos 100 %”.

Edmilson Aguiar acusou o Governo e o Conselho da Administração da TACV de “faltar com a verdade”, e afirmou que a greve pode ser suspensa se a tutela cumprir com os acordos assumidos nas negociações do mês de Abril.  Tratou-se, afirmou, de uma decisão ponderada e assumida de forma responsável, motivado pelos sucessivos incumprimentos e recuos por parte do Governo dos compromissos assumidos nas negociações, que foram presididas pelo ministro dos Transportes, Carlos Santos.

Os pilotos reivindicam, entre outros, a criação de um programa de segurança, proteção da saúde e de higiene no trabalho, regularização das consultas médicas e prémio de seguro. Ainda: melhoria do serviço de catering, enquadramento laboral com a atualização da grelha salarial, reconhecimento dos direitos a uma progressão pendente e pagamento faseado dos retroativos.

Fonte: Nota de Imprensa  // // Redação Tiver  

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *