A Polícia Judiciária realizou, na tarde de 26 de dezembro, uma operação de combate ao tráfico de droga no bairro de Ponta d’Água, no município da Praia. A ação resultou na detenção em flagrante delito de três indivíduos, sendo dois homens e uma mulher, com idades entre os 30 e os 54 anos.
Segundo a PJ, a operação foi conduzida pela Direção Central de Investigação Criminal, através da Secção Central de Investigação do Tráfico de Estupefacientes e Criminalidade Organizada (SCITECO), no cumprimento de mandados de busca e apreensão domiciliária emitidos pelo Juízo de Instrução Criminal do Tribunal da Comarca da Praia, a pedido do Ministério Público.
Os detidos foram indiciados, em coautoria, pela prática de um crime de tráfico de drogas de alto risco e de um crime de conversão e dissimulação de bens e valores, no âmbito de uma investigação criminal que já se encontrava em curso.
Durante a operação, as autoridades apreenderam 38 doses individuais de cocaína e 40 doses de haxixe, além de produtos de corte, uma balança de precisão e saquetas de plástico utilizadas para o acondicionamento de estupefacientes.
Foram ainda apreendidos diversos objetos com interesse para a investigação, incluindo dinheiro em moeda nacional e estrangeira, no valor de 142.399 escudos, 100 euros e 20 dólares, bem como telemóveis, quatro relógios, artefactos em ouro e outros bens.
Apresentados ao primeiro interrogatório judicial, o Tribunal da Comarca da Praia decretou prisão preventiva para os dois arguidos do sexo masculino. À arguida do sexo feminino foi aplicada a medida de apresentação periódica às autoridades, bem como a interdição de saída do país.
Os dois homens encontram-se a aguardar os ulteriores trâmites processuais na Cadeia Civil de São Martinho, enquanto o processo segue os seus termos legais.
Fonte: PJ // Redação Tiver