A Secção Central de Investigação do Tráfico de Estupefacientes e Criminalidade Organizada (SCITECO) da Polícia Judiciária realizou, na tarde de sexta-feira, 2 de maio, uma operação no bairro de Lém Cachorro, na cidade da Praia, que resultou na detenção em flagrante de dois indivíduos, uma mulher e um homem. Os mesmos são suspeitos da prática dos crimes de tráfico de drogas de alto risco, conversão e posse ilegal de armas.
De acordo com um comunicado, esta operação foi levada a cabo no âmbito do cumprimento de um Mandado de Busca e Apreensão Domiciliária, promovido pelo Ministério Público e emitido pelo 1º Juízo Criminal do Tribunal Judicial da Comarca da Praia. Durante a operação, a PJ apreendeu a quantidade de 90,378 gramas de haxixe, acondicionada em embalagem de plástico, bem como uma pistola revólver de calibre 38mm, com duas munições de calibre 9mm,18.
Além da droga e da arma, foram apreendidos, durante a operação, outros elementos de prova relevantes para a investigação, nomeadamente, pequenas botijas contendo gás pimenta (lacrimogéneo), a quantia de 77.200$00 (setenta e sete mil e duzentos escudos) em dinheiro, duas motas de alta cilindrada, entre outros objetos com valor probatório.
Na sequência da operação, a PJ deteve um homem e uma mulher, com idades compreendidas entre os 42 e os 46 anos, pelos seguintes crimes: tráfico de drogas de alto risco, conversão e dissimulação de bens e valores, e posse ilegal de armas.
A PJ sublinha que o detido do sexo masculino possui várias passagens pela Polícia e condenações por crimes como recetação, detenção ilegal de armas proibidas, uso de documento falso, tráfico de drogas de menor gravidade e condução de veículo sem habilitação legal.
Na manhã de segunda-feira, 5 de maio, os detidos foram presentes às autoridades judiciárias competentes para o primeiro interrogatório judicial, tendo o Tribunal da Comarca da Praia aplicado, como medida de coação, a prisão preventiva para o homem, enquanto a mulher ficou sujeita a apresentações periódicas às autoridades policiais.
Desta forma, os arguidos aguardam, sob as respetivas medidas de coação, os ulteriores trâmites do processo.
Fonte: PJ// Ad: Redação Tiver