O primeiro-ministro vai chefiar a deleção do país que vai participar no Fórum de Cooperação China-África, que acontece na próxima semana naquele país asiático, onde pretende delinear novas áreas de cooperação. A informação foi avançada, pela secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação
Miryam Veira, informou que além de Ulisses Correia e Silva, vão participar no evento os ministros dos Negócios Estrangeiros, da Saúde, da Administração Interna e do Comércio, Indústria e Energia.
O Fórum de Cooperação China-África vai decorrer em Pequim de 04 a 06 de Setembro.
A secretária de Estado disse que o país vai “participar activamente” em várias sessões e vai delinear as “novas áreas de cooperação” com as autoridades chinesas.
Outro sector em que o arquipélago quer aumentar a cooperação com a China é o da luta contra os efeitos das mudanças climáticas, que também está ligada a transição energética, disse.
Miryam Veira disse que Cabo Verde quer ainda continuar a contar com o apoio da China para a terceira fase do projecto Cidade Segura, que consiste na instalação de câmaras de videovigilância nos principais centros urbanos do arquipélago.
Através do projecto financiado pela China, o país já instalou mais de 900 câmaras na Praia, em São Vicente, no Sal e na Boa Vista, mas o Governo quer alargá-lo a mais ilhas e cidades.
Fonte: Expresso das Ilhas // Ad: Redação Tiver