O Primeiro-Ministro de Cabo Verde, Ulisses Correia e Silva, encontra-se em missão oficial a Washington, no quadro das celebrações internacionais do 50.º aniversário da independência do país. De acordo com a página oficial do Chefe do Governo, esta visita tem um forte simbolismo e visa destacar o percurso de progresso e desenvolvimento de Cabo Verde desde 1975, bem como reforçar as parcerias estratégicas com instituições internacionais e atores do desenvolvimento.
De acordo com a mesma fonte, durante a missão, um dos principais focos será o fortalecimento da cooperação com o Grupo Banco Mundial e o Fundo Monetário Internacional (FMI), entidades-chave no percurso de desenvolvimento económico e social de Cabo Verde.
Atualmente, o país preside ao Fórum dos Pequenos Estados no seio do Grupo Banco Mundial, bem como ao Conselho de Governadores do Banco Mundial e do FMI uma posição de destaque que permite ao arquipélago liderar uma agenda ambiciosa em defesa dos interesses dos países pequenos e vulneráveis.
Conforme avança a mesma página o Primeiro-Ministro terá encontros de alto nível com o Presidente do Banco Mundial, Ajay Banga, e com a Diretora-Geral do FMI, Kristalina Georgieva, para discutir estratégias conjuntas de desenvolvimento sustentável, resiliência económica e adaptação às mudanças climáticas.
A agenda inclui ainda participações em fóruns estratégicos, nomeadamente no Instituto Brookings e na Universidade George Washington, espaços de reflexão e debate onde o Chefe do Governo irá partilhar a experiência cabo-verdiana e reforçar a imagem do país como exemplo de estabilidade, boa governação e compromisso com o desenvolvimento.
A missão será também uma oportunidade para reencontrar a diáspora cabo-verdiana nos Estados Unidos, num momento de celebração coletiva que reforça os laços entre a Nação e os seus filhos espalhados pelo mundo.
Fonte: PM // Ad: Redação Tiver