PM QUER AUMENTAR PRODUÇÃO ELÉTRICA COM ENERGIAS RENOVÁVEIS

O primeiro-ministro disse que definiu como meta aumentar a produção de eletricidade a partir de energias renováveis com preços acessíveis superior a 30% em 2026, mais de 50% em 2030 e 80% em 2040. Ulisses Correia e Silva assegurou que este é um forte compromisso do país com a sustentabilidade energética, com impactos económicos, sociais e climáticos.

Ulisses Correia e Silva começou por afirmar que no próximo ano, atingiremos mais de 35% de penetração de energia renovável”, afirmou Ulisses Correia e Silva. Acrescentou ainda que definiu como objetivo atingir 100% no acesso domiciliário de eletricidade até 2026, e recordou que em 2015 a taxa de acesso à eletricidade era de 86% e em 2024, essa taxa situou-se em 98%. 

O mesmo afirmou que foi criada a tarifa social de eletricidade, que beneficia mais de 17 mil famílias, com desconto de 50% sobre o valor da faturação elétrica, reduziram ainda o IVA de 15% para 8%, beneficiando mais de 148 mil consumidores. Eliminaram os custos de iluminação pública e Correia e Silva lembrou que desde de 2016 o país tem sido exposto a “graves crises derivadas

Para finalizar o chefe do governo afirmou ainda que estão em curso ações de investigação das avarias na Central de Palmarejo, incluindo investigação técnica, criminal e cibernética face à situação anormal de ocorrências e de tipologia dessas avarias.

ANTV // Redação Tiver

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *