O Primeiro-Ministro, Ulisses Correia e Silva, juntamente com o Ministro da Agricultura e Ambiente, Doutor Gilberto Silva, visitará diversos municípios da ilha de Santiago. O objetivo desta deslocação é avaliar de perto a evolução da campanha agrícola de 2023/24.
Liderando uma equipa pluridisciplinar do Ministério da Agricultura e Ambiente, o Primeiro-Ministro terá a oportunidade de observar diretamente o desenvolvimento da campanha, em especial após as recentes chuvas. De acordo com uma nota a que nos foi enviada, será dada especial atenção ao estado das culturas de sequeiro, como o milho e o feijão, à produção de pasto, a recarga dos lençóis freáticos e à situação atual das pragas de sequeiro. Haverá, ainda, conforme a mesma fonte, um momento dedicado à escuta dos agricultores locais.
A Campanha agrícola 2023/24 tem-se desenvolvido de forma progressiva e está a decorrer dentro da normalidade, lê-se na nota. Relativamente à situação fitossanitária, esta mantém-se estável, apesar da emergência de gafanhotos em alguns municípios, nomeadamente São Domingos e Ribeira Grande de Santiago. Ainda a mesma fonte, o Ministério já iniciou ações no terreno para tratar os primeiros focos identificados.
A visita da delegação governamental terá início às 8h00 no Município de Ribeira Grande de Santiago, prosseguindo por São Domingos, S. Lourenço, S. Salvador do Mundo, Santa Catarina, Tarrafal, São Miguel, e finalizando em Santa Cruz.
Fonte: PM // Ad: Redação Tiver