Os cerca de 40 agricultores no perímetro agrícola em Ponte Sul/Chã de Mato, Porto Novo, Santo Antão, conseguiram este ano uma safra estimada em dez toneladas de batata comum. Informou hoje o porta-voz dos produtores Augusto Fortes avançando que foi “uma boa colheita” de batata comum, um produto que é cultivado por todos os agricultores deste perímetro agrícola.
Augusto Fortes assegurou que a actividade agrícola nesta localidade está a desenvolver-se sem dificuldades de maior, ressaltando o facto de haver disponibilidade de água para a irrigação das parcelas.
Adiantou que a associação local dos agricultores tem trabalhado no sentido de impedir que os mil pés cheguem ao perímetro agrícola, considerando que os lavradores estão conscientes da necessidade de se manter essa praga daninha longe deste perímetro.
Martiene Chã de Norte e Tarrafal de Monte Trigo são outras zonas do município do Porto Novo ainda sem essa praga dos mil pés e, por esta razão, têm sido excelentes produtores de batata comum e de outros tubérculos.
Fonte: Inforpress // Redação Tiver