PN: CAMPANHA “VITAMINAS DE NÔS TERRA” ABRANGE MAIS DE 550 PESSOAS

Mais de 550 pessoas entre crianças dos jardins infantis e utentes dos centros da terceira idade e de atendimento aos portadores de deficiência vão ser abrangidas durante a campanha de reforço nutricional no município do Porto Novo. Esta acção tem o propósito garantir o acesso a alimentos de qualidade e da época, produzidos de forma sustentável por agricultores familiares e comercializados por pequenas empresas ou organizações geridas por jovens e mulheres.

A campanha, denominada “Vitaminas de Nôs Terra”, foi lançada esta sexta-feira, 18, pela rede da segurança alimentar e nutricional do Porto Novo, criada no âmbito do projeto “Aliança para o Direito Humano à Alimentação Adequada e Iniciativas de Empoderamento de Jovens e Mulheres Rurais”.

O projecto, financiado pela União Europeia, é implementado pela Associação dos Amigos da Natureza e pelo Centro de Estudos Rurais e Agricultura Internacional.

Adriano Palma, coordenador do CERAI, explicou que esta campanha foi concebida juntamente com as organizações que compõem a Rede da Segurança Alimentar e Nutricional do Porto Novo que identificou como necessidade intervir na promoção do consumo de produtos da época.

Para esta campanha, que vai durar entre 30 e 45 dias, foi escolhida a laranja produzida na Ribeira das Patas, prevendo-se distribuir durante este período aos 23 jardins e aos três centros de dia, 4,5 toneladas de laranja, correspondente a uma média de duas laranjas por pessoa.

Esta acção tem o propósito garantir o acesso a alimentos de qualidade e da época, produzidos de forma sustentável por agricultores familiares e comercializados por pequenas empresas ou organizações geridas por jovens e mulheres.

A campanha pretende ainda reforçar a política alimentar promovida pela autarquia e pelos parceiros, introduzindo “uma nova abordagem de abastecimento alimentar dos jardins de infância e dos lares de idosos”.

A iniciativa conta com o envolvimento da Associação das Mulheres de Lagoa de Ribeira das Patas (Amular) e da Associação de Agricultores e Desenvolvimento do Agronegócio de Ribeira da Cruz, ambas no interior deste município.

Fonte: Inforpress // Ad: Redação Tiver

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *