A criação da biblioteca municipal continua nos planos da Câmara Municipal do Porto Novo, que está a mobilizar as parcerias com vista à concretização deste projecto. A garantia é do vereador que responde pelo pelouro da Cultura, Nilson Santos, que informou que, além da biblioteca, a autarquia pretende também apostar na criação de uma mediateca moderna.
A garantia dada pelo vereador que responde pelo pelouro da Cultura, Nilson Santos, vai além da biblioteca, almejando a criação de uma mediateca moderna. “para responder aos anseios dos porto-novenses”.
Os munícipes estão à espera há mais de 30 anos pela construção da biblioteca municipal, cujas obras foram interrompidas pouco tempo depois de se terem iniciado, em 1992, por alegada falta de financiamento.
A biblioteca está entre os projectos culturais mais aguardados pelos porto-novenses, que têm estado a reivindicar ainda a criação de um centro cultural e a conclusão do museu das romarias, cujas obras estão paradas desde 2014.
O presidente da câmara do Porto Novo tinha assegurado em Março deste ano que a biblioteca municipal estaria “em breve” a funcionar num sítio já identificado pela edilidade.
Os investimentos para o sector cultural no município do Porto Novo em 2024 ronda os 32 mil contos, sendo de destacar ainda a criação da escola municipal de música, que já está a funcionar nas instalações do centro da juventude local.
Fonte: Inforpress // Ad: Redação Tiver