O Ministério da Agricultura e Ambiente começou, a partir de hoje, a instalar no concelho do Porto Novo, Santo Antão, quatro campus escolas para a divulgação de técnicas agrícolas, testes de variedades e formação dos agricultores. Segundo o delegado do Ministério da Agricultura e Ambiente neste concelho, Joel Barros, os campus são financiados pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação.
O delegado do Ministério da Agricultura e Ambiente disse que estes espaços, além da formação dos lavradores, divulgação de técnicas agrícolas e de testes de variedades de espécies, têm ainda o propósito de mostrar aos agricultores a importância das novas tecnologias de irrigação.
Porto Novo, segundo Joel Barros, é já “um município modelo” no que se refere à massificação da rega gota a gota, estimando em um milhar o número de agricultores que já utilizam este sistema de irrigação neste concelho, com uma área de mais de 165 hectares coberta por rega gota a gota.
Porto Novo tem uma taxa de cobertura de mais de 62 por cento (%), a qual está acima da média nacional, que é de 42%.
Graças à aposta no sistema de rega gota a gota e no equipamento dos sistemas de produção de água com energia fotovoltaica, Porto Novo tem estado a assumir-se também como “um grande produtor de frescos”, sobretudo da batata comum, cenoura, tomate e do inhame.
Fonte: Inforpress // Ad: Redação Tiver