PN: MUNÍCIPES QUEIXAM-SE DA SITUAÇÃO DO CENTRO DE SAÚDE  

Os porto-novenses têm alertado, ultimamente, para o estado de abandono do centro de saúde da cidade do Porto Novo, Santo Antão. Os mesmos insistem na necessidade de uma nova infra-estrutura de saúde nesta urbe que possa atender à demanda.

Vários munícipes têm contactado à Inforpress para alertar para a necessidade de o Governo ponderar a construção de um hospital no município do Porto Novo, alegando que o actual centro de saúde, com mais de duas décadas de funcionamento, já não atende às necessidades dos porto-novenses.

As pessoas consideram que a cidade do Porto Novo, sendo a porta de entrada e saída de Santo Antão e pelo nível de crescimento urbanístico que tem registado, nos últimos anos, já merece uma infra-estrutura de saúde com uma outra dimensão.

Os utentes apontam “a necessidade urgente” de um novo aparelho raio X e queixam-se das más condições das instalações sanitárias, alertando para a necessidade de uma casa de banho nos serviços de urgência.

Na sua recente visita a Porto Novo, em finais de Janeiro, o primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, assegurou que o Governo está a trabalhar para dotar este município de “estruturas de saúde capazes de atender à demanda actual e futura”.

Além da construção do centro de saúde da Ribeira das Patas, inaugurado em finais de Janeiro, o chefe do Governo avançou que o seu executivo vai continuar a investir no Porto Novo, reforçando as intervenções no centro de saúde da cidade do Porto Novo a nível das instalações e dos equipamentos.

A construção de um hospital no Porto Novo tem sido também defendida pela presidente da câmara municipal, Elisa Pinheiro, para quem este município merece uma infra-estrutura de saúde que atenda à demanda das populações.

A autarca diz-se “empenhada” em conseguir parceiros para a construção de um hospital no Porto Novo.

Os deputados do Movimento para a Democracia (MpD-poder), eleitos por Santo Antão, dizem-se também preocupados com o estado do centro de saúde da cidade do Porto Novo, informando que estão em diálogo com o Ministério da Saúde quanto à necessidade de uma melhoria da saúde nesta urbe.

Os parlamentares dizem ter recebido a garantia do Governo de que, em relação ao aparelho de Raio X, “nos próximos dias” chegará a Porto Novo um técnico para a reparação do equipamento que já existe.  

Fonte: Inforpress // Redação Tiver

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *