Os problemas de luz eléctrica que afectam a localidade de Chã de Feijoal, no Planalto Norte, no município do Porto Novo, está a condicionar a actividade turística nesse planalto. A informação foi avançada pelos operadores turísticos locais.
Um dos operadores turísticos, Marciano Guilherme, confirmou que a actividade turística no Planalto Norte está a ser muito condicionada pelos problemas de energia eléctrica em Chã de Feijoal, onde se concentra a maioria das unidades turísticas.
Essa zona só dispõe de seis horas de energia eléctrica por dia asseguradas por gerador da Câmara Municipal do Porto Novo, situação que está a preocupar os operadores e a população, em geral, avançou a mesma fonte.
Os operadores turísticos no Planalto Norte têm estado a pedir investimentos nessa localidade para potencializar o turismo local, destacando a questão da energia eléctrica, a requalificação da estrada de acesso e o reforço da comunicação telefónica.
O Governo tem em carteira a instalação de uma micro-rede em Chã de Feijoal, no âmbito de um projecto financiado pelo Ministério da Energia.
Em Abril deste ano, o Governo procedeu à assinatura com a empresa executora do contrato com vista à instalação de uma micro-rede para levar energia eléctrica 24 horas à comunidade de Chã de Feijoal, onde residem cerca de duas dezenas de famílias.
O projecto consiste essencialmente na instalação de uma micro-rede em Chã de Feijoal, financiado pela Cooperação Luxemburguesa para o fornecimento de luz eléctrica à comunidade de forma contínua.
Este projecto se insere no âmbito do Programa de Apoio à Transição Energética em Cabo Verde.
Fonte: Inforpress // Redação Tiver