A situação de saúde nas localidades mais distantes do município do Porto Novo está a preocupar a edilidade porto-novense, que defende a necessidade urgente de levar a saúde às populações que vivem em situação de isolamento.
Uma nota da autarquia diz que a equipa camarária pretende estabelecer parcerias com clínicas privadas e com os profissionais de saúde com vista a “levar com maior brevidade possível” feiras de saúde às comunidades rurais.
O propósito é proporcionar às pessoas consultas de especialidade em áreas prioritárias e diversificadas, explicou a mesma fonte.
A aldeia isolada do Monte Trigo é uma das comunidades, cuja população tem estado a reclamar da ausência de visitas médicas, uma situação que tem afectado sobretudo os idosos e os acamados.
Face às dificuldades da Delegacia de Saúde do Porto Novo em chegar a Monte Trigo, as clínicas privadas sediadas neste município já demonstraram “a abertura em colaborar” com a câmara municipal na resolução do problema.
É o caso da Medclínica, que já manifestou à autarquia essa abertura durante um recente encontro com o executivo camarário.
Em Janeiro, a edil porto-novense, Elisa Pinheiro, encontrou-se com o delegado de saúde do Porto Novo, tendo as partes manifestado a vontade de promover uma maior proximidade entre as duas instituições visando a melhoria da saúde neste município.
Fonte: Inforpress // Ad: Redação Tiver