A ministra do ambiente e energia de Portugal, Maria da Graça Carvalho, avançou hoje, durante uma visita ao país, que Portugal pretende renovar o apoio a projetos ambientais a Cabo Verde. Gilberto Silva, mostrou-se “grande satisfação, por saber que o Governo português mantém todo o interesse em continuar esta cooperação profícua”.
O Ministro da Agricultura e Ambiente de Cabo Verde, Gilberto Silva, recebeu hoje, a Ministra do Ambiente e Energia de Portugal, Maria da Graça Carvalho em uma visita oficial, com o propósito de fortalecer os laços de cooperação ambiental entre os dois países, apresentar o ponto de situação dos projetos em execução e identificar novas áreas de cooperação no domínio ambiental.
“Temos oito projetos a decorrer no valor de 2,3 milhões de euros”, sendo que o objetivo é “terminar estes projetos e [trabalhar] na cooperação futura e também em como operacionalizar a reconversão da dívida de Cabo Verde em projetos ambientais, projeto que veio já do passado, mas que foi confirmado pelo primeiro-ministro, Luís Montenegro, na visita a Cabo Verde”, em abril.
A visita da governante portuguesa reforça também o compromisso mútuo de Cabo Verde e Portugal em enfrentar desafios ambientais comuns e promover o desenvolvimento sustentável.
Por seu turno, o ministro cabo-verdiano pretende apresentar novos projetos e mostrou “grande satisfação, por saber que o Governo português mantém todo o interesse em continuar esta cooperação profícua”.
De realçar que a ministra do Ambiente e Energia acompanhou hoje o ministro da Agricultura e Ambiente de Cabo Verde, Gilberto Silva, na inauguração do Centro de Educação Ambiental de Santa Cruz, que serve também como plataforma para a sustentabilidade e resiliência no município. Este projeto, financiado e executado no âmbito do Programa de Cooperação entre Cabo Verde e Portugal, representa um investimento global de 187.500 euros e serve para sensibilizar as comunidades locais de Pedro Badejo.
Redação Tiver