O Presidente da República faz um apelo para um “Djunta Mon” e união de todos os cabo-verdianos para um combate efetivo à poluição de plástico. José Maria Neves fez esta declaração hoje, Dia Mundial do Ambiente, propondo o reforço da educação ambiental, a partir do pré-escolar, para promover a literacia ambiental e uma mudança de hábitos efetiva para um estilo de vida mais saudável.
Conforme José Maria Neves, na sua mensagem sobre o Dia Mundial do Ambiente, a poluição do plástico é uma grande ameaça para o ecossistema marinho, saúde humana, equilíbrio de biodiversidade, segurança alimentar e dignidade da vida humana. Segundo o chefe de estado, dos 430 milhões de toneladas de plástico produzidos por ano, apenas dois terços são destinados aos produtos de curta duração.
Ainda o mais alto magistrado da nação, combater contra a poluição do plástico é um desafio sistemático, apelando à implementação de politicas públicas e um “Djunta Mon” de todos os cabo-verdianos para um combate efetivo à poluição de plástico.
José Maria Neves propõe o reforço da educação ambiental, a partir do pré-escolar, para promover a literacia ambiental e uma mudança de hábitos efetiva para um estilo de vida mais saudável.
De lembrar que no dia 18 de maio deste ano, foi implementado uma lei que proíbe a importação, venda e utilização de plástico descartável em Cabo Verde, que segundo Neves, a implementação de leis é o primeiro passo para este combate. De realçar que o lema do Dia Mundial do Ambiente deste ano, questiona sobre como podemos acabar com a poluição do plástico.
PR // Redação Tiver