O Presidente da República apontou hoje para a contribuição do cinema na melhoria da literacia oceânica permitir conhecer melhor o mar de Cabo Verde sobretudo que há transformações significativas das alterações climáticas no atlântico. José Maria Neves fez estas afirmações antes da conversa Aberta sobre “Atlântico vs. Aquecimento Global vs. Cinema”.
Para José Maria Neves temos uma enorme riqueza, eaprender a conhecer a grandeza do mar cabo-verdiano, o futuro de Cabo Verde passa pelo mar, e é fundamental fazer uma gestão sustentável, do mar.
Conforme o mais alto magistrado da nação, o envolvimento dos jovens permite debater, estudar, para ter um nível muito mais elevado em relação ao mar e os cineastas estão também a fazer esse papel. Em relaçãoao aquecimento global o Presidente da República constata o seguinte.
Por sua vez o presidente da Associação de Cinema e Audiovisual de Cabo Verde (ACACV), Júlio Silvão, ocinema de Cabo Verde, é pouco consumido porque tem forma de faze-lo ser mais consumido necessitando de cumprimentos da lei do cinema.
Júlio Silvão avança que tem um protocolo junto, ao Ministério da Educação que permite entrar na plataformaDireção Nacional do Ensino permitindo trabalhar já na tenra idade, com jardins infantis, e escolas básicas e secundárias.
Redação Tiver