PR CELEBRA CONQUISTAS DOS TRABALHADORES NOS 50 ANOS INDEPENDÊNCIA

No Dia Internacional dos Trabalhadores, assinalado sob o signo dos 50 anos da independência de Cabo Verde, o Presidente da República dirigiu-se a todos os trabalhadores nacionais e da diáspora, destacando os progressos alcançados. José Maria Neves fez um forte apelo à união dos cabo-verdianos, para consolidar os ganhos e conseguir novas conquistas para a classe trabalhadora e para o país, em geral.

O mais alto magistrado da nação começou a sua mensagem apontando os ganhos e progressos alcançados para os trabalhadores, como melhores salários, carreiras com mais possibilidades de desenvolvimento profissional, mais e melhor segurança, realçando algumas conquistas como o sistema não contributivo, o salário mínimo, o subsídio de desemprego e condições de regulação do serviço mínimo nos momentos de greve.

Apesar dos ganhos obtidos, o chefe de estado destacou também alguns desafios que os cabo-verdianos enfrentam, como o baixo salário e rendimento.

Neves concluiu que neste ano em que se comemora os 50 anos da nossa Independência, é importante estarmos juntos, de mãos dadas, para comemorarmos os ganhos do passado, mas, sobretudo, abrir novas possibilidades de futuro, fazendo um forte apelo à união dos cabo-verdianos para consolidar os ganhos e conseguir novas conquistas para a classe trabalhadora e para o país, em geral.

O Mais Alto Magistrado da Nação enfatizou, igualmente, a questão da segurança social, refletindo que a governança do sistema contributivo deve ser feita com muito rigor e muita transparência e a destacar a necessidade de melhorias na gestão do fundo de pensões. Frisou ainda que a sustentabilidade das pensões dos trabalhadores da função pública, sobretudo aqueles que entraram antes de 2005, é outro tema que, segundo o presidente Neves, requer atenção prioritária para garantir direitos adquiridos sem comprometer o equilíbrio financeiro do sistema.

Fonte: PR // Ad: Redação Tiver

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *