O Presidente da República de Cabo Verde, celebrou com entusiasmo, a inclusão do Arquipélago dos Bijagós (Guiné-Bissau) e o Parque Nacional de Maputo (Moçambique) na lista do Património Mundial Natural da UNESCO. José Maria Neves fez estas declarações na sua página pessoal do Facebook, e na qualidade de Champion da União Africana para a Preservação do Património Natural e Cultural de África.
O Presidente Neves felicitou a Guiné-Bissau por este marco histórico, que reforça a importância da conservação ambiental do continente. O mais alto magistrado da nação, sublinhou que as ilhas escolhidas são cruciais para a reprodução e alimentação de várias espécies ameaçadas.
Em relação a Moçambique, o Champion felicitou o país pela extraordinária vitória que foi a inscrição do Parque Natural de Maputo e destacou a “extraordinária variedade de ambientes intactos e visualmente impressionantes” que o referido Parque apresenta. A UNESCO, sublinha, reconhece o seu “papel fundamental na preservação de espécies e habitats ameaçados”.
Neves frisou que esta distinção é o culminar de um trabalho que resultou numa “transformação drástica, de uma paisagem outrora esgotada para uma das histórias de sucesso de conservação mais inspiradoras de África.”
Estas distinções, concluiu o Presidente Neves, não só protegem ecossistemas vitais, mas também elevam o perfil de África no cenário global da conservação.
Fonte: PR // Redação Tiver