PR CONDECORA A TÍTULO PÓSTUMO FELISBERTO VIEIRA LOPES

O Presidente da República atribuiu hoje, a título póstumo, o Segundo Grau da Ordem Amílcar Cabral a Felisberto Vieira Lopes, um acto de justiça e um reconhecimento à atuação destemida em defesa dos direitos dos então presos políticos. Na cerimónia ocorrida hoje no Palácio da Presidente, na cidade da Praia, José Maria Neves considerou que há muito tempo a República já deveria ter reconhecido o “Advogado do Povo”.

O Presidente da República lembrou que no auge do combate ao colonialismo vários jovens foram presos injustamente e Vieira Lopes foi o “defensor a sério” desses jovens nos tribunais.

José Maria Neves referiu ainda que a distinção é também um contributo para a reafirmação da nossa identidade e de enriquecimento da língua cabo-verdiana e lembrou que o contributo de Vieira Lopes foi ainda maior.

Ademais, o chefe de Estado considerou que neste tempo de comemoração dos 50 anos da libertação dos presos políticos do Campo de Concentração do Tarrafal seria uma enorme injustiça se não lembrar de Felisberto Vieira Lopes, pelo que a condecoração, vincou, representa uma homenagem póstuma a Vieira Lopes e a todos aqueles que lutaram pela liberdade e uma sinalização para o futuro.

Segundo José Maria Neves, face aos desafios que se colocam ao mundo e a Cabo Verde, “precisa-se de homens como Felisberto Vieira Lopes, da sua generosidade”, descreveu.

Felisberto Vieira Lopes nasceu em Santa Catarina, em 1937, e faleceu aos 83 anos, a 03 de Abril de 2020, no Hospital Agostinho Neto, na cidade da Praia.

Fonte: PR // Ad: Redação Tiver

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *