PR DEFENDE TRABALHO EM REDE PARA COMBATER A POLUIÇÃO DOS OCEANOS

O Presidente da República, José Maria Neves, defendeu hoje um trabalho em rede para combater a poluição dos oceanos, sublinhando que tudo deve ser feito para travar todas as ações que contribuem para a sua degradação. O Chefe de Estado fez estas declarações na abertura da II Conferência sobre a Década dos Oceanos, promovido esta terça-feira, 27, na cidade da Praia pela Presidência da República.

O Presidente da Republica começou afirmando que se temos o mar como a principal fonte de sobrevivência e de riqueza, que também temos o dever moral e cívico de cuidar muito bem dele, adiantando que todos devem contribuir para se ter oceanos que todos querem em 2023.

José Maria Neves falou ainda da importância de combater a poluição, particularmente por plásticos, argumentando que os atuais padrões de produção e de consumo humano têm sido incompatíveis com a capacidade de regeneração dos eco-sistemas. É de realçar que todos os anos, mais de 400 milhões de toneladas de plástico são produzidos e, desta quantidade, cerca de um terço é de utilização única.

O Mais Alto Magistrado da Nação manifestou a sua preocupação com a exploração desenfreada e desregrada dos recursos marinhos e a execução de actividades turísticas.

Acrescentou que neste período 2021-2030, definido como a “Década do Oceano”, tudo deve-se fazer para mudar o oceano que temos para o oceano que queremos ter. De acordo com Neves, trabalhar em rede, é o único caminho para chegar à meta preconizada.

“A economia azul/potencialidades do oceano: desafios e oportunidades para um pequeno Estado insular; o caso de Cabo Verde” foi o tema da II conferência que esteve a cargo do professor doutor Ailton Moreira, tendo o evento contado também com uma comunicação sobre a década dos oceanos, apresenta por Leila Neves.

Fonte: PR // Ad: Redação Tiver

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *