O Presidente da República de Cabo Verde, chamou a atenção para os principais desafios sociais que persistem em Cabo Verde. Durante uma visita a Casa para Todos, em Achada Limpo, destacou a importância de dar visibilidade às desigualdades e mobilizar a sociedade para agir.
Na ocasião, o Chefe de Estado afirmou que o país continua a enfrentar problemas relacionados com a habitação, o emprego, rendimento das famílias e a pobreza. Apontou ainda a existência de grandes assimetrias entre os bairros, bem como preocupações como a toxicodependência e o alcoolismo entre os jovens.
O Presidente sublinhou a necessidade de envolvimento de toda a sociedade para reforçar a autoestima das comunidades e melhorar a qualidade de vida.
Enfatizou também o papel das famílias na valorização de iniciativas positivas, apelando à reabilitação de praças e espaços públicos, e à dinamização dos equipamentos sociais existentes no âmbito do projeto Casa para Todos. A visão, segundo o José Maria Neves, é transformar estes bairros em núcleos de progresso e inclusão social.
Neste ano em que Cabo Verde celebra os 50 anos de independência, o Presidente concluiu que é fundamental elevar a autoestima do povo cabo-verdiano e trabalhar de forma conjunta para vencer os desafios do presente e do futuro.
Redação Tiver