O Presidente da República assinalou o Dia Internacional da Mulher com uma mensagem de reconhecimento ao contributo essencial das mulheres na construção de sociedades mais justas e inclusivas.
Na sua declaração, destacou a força, resiliência e determinação das mulheres em todas as esferas da vida, desde a família até à governação e projeção internacional do país. Sublinhou ainda os desafios persistentes, como a desigualdade de oportunidades e a violência baseada no género, apelando a um compromisso coletivo para garantir a plena igualdade.
Num ano marcado pelo 50.º aniversário da independência nacional, o chefe de Estado prestou homenagem especial às mulheres cabo-verdianas, reconhecendo o seu papel central no desenvolvimento do país. Reafirmou também o seu compromisso na defesa dos direitos das mulheres, reforçando que a igualdade de género é um imperativo ético e civilizacional.
Por fim, dirigiu uma mensagem de admiração e gratidão a todas as mulheres cabo-verdianas, no país e na diáspora, bem como a todas as mulheres do mundo.
Fonte: PR // Ad: Redação Tiver