O Presidente da República, José Maria Neves, partiu na madrugada desta quarta-feira, dia 16 de julho, rumo ao Senegal, de onde segue para a Guiné-Bissau, para representar Cabo Verde, ao mais alto nível, na XV Conferência de Chefes de Estado e de Governo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), agendada para o dia 18 do corrente mês. Antes da sua deslocação à Guiné-Bissau, o Chefe de Estado cumpre uma intensa agenda no Senegal, entre hoje e amanha, no quadro da sua determinação em fortalecer as relações bilaterais entre os dois países e promover parcerias estratégicas com impactos positivos na inserção de Cabo Verde na região da África Ocidental.
Segundo um comunicado da Presidência, a cimeira visa aprofundar estratégias conjuntas de cooperação, promover o desenvolvimento sustentável e reforçar a soberania alimentar na comunidade lusófona.
De realçar que José Maria Neves, partiu na madrugada desta quarta-feira, dia 16 de julho, rumo ao Senegal, de onde seguirá para a Guiné-Bissau para representar Cabo Verde, ao mais alto nível, na XV Conferência de Chefes de Estado e de Governo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), agendada para o dia 18 do corrente mês.
Durante o encontro, a Guiné-Bissau assumirá a presidência rotativa da CPLP, sucedendo à República Democrática de São Tomé e Príncipe, e será eleito o novo Secretário Executivo da organização.
A presidência guineense decorrerá sob o tema “A CPLP e a Soberania Alimentar: Um Caminho para o Desenvolvimento Sustentável”, refletindo a urgência global de garantir segurança nutricional através de políticas integradas e solidárias entre os Estados-membros.
Antes da sua deslocação à Guiné-Bissau, ainda a mesma fonte, o Chefe de Estado cumpre uma intensa agenda no Senegal, nos dias 16 e 17 de julho, no quadro da sua determinação em fortalecer as relações bilaterais entre os dois países e promover parcerias estratégicas com impactos positivos na inserção de Cabo Verde na região da África Ocidental.
Em Dakar, o Presidente da República encontra seu homólogo senegalês, Bassirou Diomaye Faye, com quem manteve um encontro de trabalho destinado ao estreitamento das relações políticas, económicas e culturais entre os dois países.
A visita ao Senegal inclui, também, um encontro com a comunidade cabo-verdiana residente naquele país, na linha das ações que José Maria Neves vem promovendo, visando uma crescente e contínua valorização e mobilização da diáspora para uma participação cada vez maior e mais qualificada no desenvolvimento das Ilhas.
O programa destaca, ainda, visitas do Presidente da República, enquanto Champion da Preservação do Património Natural e Cultural de África, a locais emblemáticos da memória africana, como a Ilha de Gorée, Património Mundial da UNESCO e um dos símbolos do legado da escravatura, à semelhança de Cidade Velha, e ao Museu das Civilizações Negras, importantes espaços de reflexão sobre identidade, resistência e afirmação cultural.
O Chefe de Estado visita também a cidade de Thiès, onde reside uma significativa comunidade cabo-verdiana, reforçando os laços históricos que unem os dois povos.
Fonte: PR // Redação Tiver