O Presidente da República desloca-se esta quarta-feira a França para cumprir a quarta edição da Presidência na Diáspora, uma visita que inclui um encontro de alto nível com o seu homólogo francês, Emmanuel Macron, no Palácio do Eliseu.
A iniciativa, que decorre sob o lema “A Diáspora e os Caminhos do Futuro”, estende-se de 29 de Janeiro a 03 de Fevereiro e marca a quarta etapa deste modelo de presidência de proximidade, após passagens pelos Estados Unidos, São Tomé e Príncipe e Portugal.
Segundo nota da Presidência da República, José Maria Neves cumprirá uma “intensa agenda de contactos” com as comunidades cabo-verdianas residentes nas regiões de Paris, Lyon e Marselha, dando seguimento à visita realizada em Junho último à região de Nice.
O reforço da cooperação bilateral merece também uma “atenção especial” do mais alto magistrado da Nação.
É nesta perspectiva que José Maria Neves vai ser recebido pelo Presidente francês e está previsto um almoço de trabalho entre os dois chefes de Estado, o que é visto como uma “oportunidade privilegiada” para o aprofundamento do diálogo não só a nível da cooperação bilateral, mas também sobre os desafios globais, com especial destaque para a gestão sustentável dos oceanos e o combate às mudanças climáticas.
José Maria Neves será recebido pelo director-geral da Unesco, Khaled El-Enany, oportunidade para reafirmar o compromisso de Cabo Verde com a valorização do património natural, cultural e científico global.
“Este encontro ganha especial relevância pelo facto de o Presidente da República ser Patrono da Aliança da Década do Oceano e Padrinho da História Geral de África, ambos a convite da Unesco”, lê-se no comunicado da Presidência.
Durante a sua estada em França, o chefe de Estado terá também encontros com a secretária-geral da Organização Internacional da Francofonia, OIF, Louise Mushikiwabo, com o director-geral da Agência Francesa de Desenvolvimento, Louis-Antoine Souchet, e com o prefeito de Paris e Ilha de França, Marc Guillaume, tendo na agenda o reforço da cooperação bilateral, multilateral e descentralizada.
No quadro da sua agenda de proximidade à diáspora, o Presidente José Maria Neves manterá encontros alargados com a comunidade cabo-verdiana em Paris, Marselha e Lyon, e em Garges-lès-Gonesse, reforçando, deste modo, os laços de proximidade e diálogo com os emigrantes cabo-verdianos.
Entre os momentos de maior destaque, sublinha-se, igualmente, uma “conversa com os jovens da diáspora”, na Embaixada de Cabo Verde em Paris, sob o tema “As novas vozes da diáspora e as instituições da República”.
Estão igualmente previstas visitas a associações cabo-verdianas, centros de formação profissional e empreendimentos liderados por cidadãos cabo-verdianos, testemunhando o dinamismo e a contribuição da diáspora para o progresso colectivo.
O chefe de Estado terá, igualmente, encontros com a Presidente da Câmara de Paris, Anne Hidalgo, e com o Bispo da Diocese de Saint-Denis, Monsenhor Étienne Guillet, fortalecendo o diálogo para a cooperação institucional, descentralizada e cultural entre Cabo Verde e os organismos que representam.
Na qualidade de Champion para a Preservação do Património na África, o Presidente visitará sítios históricos de relevo, como a Basílica de Saint-Denis e a Catedral de Notre-Dame de la Garde.
Fonte: PR // Redação Tiver