O desfile oficial do Carnaval, na Praia, que começou no final da tarde de terça-feira, foi marcado por atrasos, protestos, mas também por muita cor, alegria e a tradicional animação de milhares de pessoas na Avenida Cidade de Lisboa. O desfile dos grupos carnavalescos, inicialmente previsto para iniciar às 16:00, teve o seu arranque adiado para às 17:46, tal como aconteceu no ano passado.
O primeiro grupo a desfilar, o “Vindos do Mar”, que deveria ter iniciado o desfile às 16:00, entrou na avenida às 17:47. O grupo trouxe o enredo “Turismo Cabo Verde: um Destino para o Mundo”, com cerca de 400 figurantes, divididos em sete alas e dois andores.
O segundo grupo foi a “Escola de Samba Deusa do Amor Sem Fronteiras”, com o tema “Ubuntu, sou porque Somos” e com 350 folhões. Seguiu-se o grupo “Recreativa Escola Samba Jó”, bicampeão do Carnaval da Praia, que trouxe o enredo “Banho da Foleia e da Diversidade”, dividido em dez alas, cada uma representando um tipo de banho.
Para encerrar o desfile, o grupo “Vindos d’África”, um dos mais antigos da cidade, apresentou-se com o tema “África Global”, com cerca de 400 figurantes, divididos em sete alas e dois andores.
O vereador da Cultura da Câmara Municipal da Praia, Jorge Garcia, fez um balanço “extremamente positivo” do Carnaval 2025, destacando a “grandiosidade do desfile e o envolvimento dos praienses. Segundo o responsável, mais de 12 mil pessoas participaram do evento, proporcionando um espetáculo vibrante e repleto de cor e alegria, cumprindo as expectativas de um bom Carnaval.
A Câmara Municipal da Praia (CMP) fará esta quinta-feira, 06 de março, pelas 16:00, na Praça Alexandre Albuquerque, a entrega dos prémios aos grupos oficiais do Carnaval 2025.
Fonte: Inforpress // Ad: Redação Tiver