O Festival Internacional das Africanidades, da Krioulidade e das Cidades Afro-Krioulas acontece de 01 a 07 de dezembro. Concebido em 2008, em Angola, o festival pretende abranger cerca de 50 cidades com comunidades afro-crioulas espalhadas pelo mundo, tendo a sua sede na Cidade Velha e na cidade da Praia.
O FIACK apresenta-se como um conceito cultural inovador, pós-moderno e vanguardista, que ambiciona afirmar uma nova marca identitária para cidadãos cosmopolitas influenciados por uma história intensa e por mudanças profundas no modo de vida contemporâneo.
Promovido pelo sociólogo e professor universitário Nardi Sousa, o FIACK assenta numa visão abrangente que integra diversas dimensões da vida cultural e social, incluindo a arte, a música, a moda, a gastronomia, a literatura, o lazer, o turismo, o ambiente, a arquitetura, a interculturalidade, a paz e a espiritualidade.
Assumindo a Cidade Velha como a primeira Cidade Afro-Krioula do Mundo – Património da Humanidade e berço da afro-krioulidade moderna –, o festival procura valorizar e promover a herança africana e afro-krioula, funcionando como um instrumento de celebração, educação, resgate cultural e empoderamento das comunidades.
Fonte: Santiago Magazine // Redação Tiver