O ministro do Mar, Abraão Vicente, anunciou hoje que vão arrancar com obras de melhoria do Cais de Pesca da Praia, nomeadamente o alargamento do cais, previstas no plano de actividade da Enapor, para 2024. O objectivo, de acordo com o ministro, é ter um investimento público-privado, sendo a Enapor a empresa que vai “assumir” parte dos custos para o aumento do cais da pesca.
O ministro Abraão Vicente falava aos jornalistas à margem do encontro com os armadores de pesca da cidade da Praia, para os auscultar sobre o estado actual do sector e dos actuais desafios do sector.
Abraão Vicente clarificou que está no cais de pesca uma quantidade de embarcações que comprometem todo o cais de pesca e tem estado a comprometer manobras de alguns barcos.
Esta situação foi mencionada também pelo armador Rafael Meneses, apontou que tem estado a decorrer muitas construções de barcos de pesca e ficam paradas no cais, o que causa constrangimentos para outras embarcações, acrescentando que há muita falta de mão-de-obra.
Entretanto, recomendou o ministro Abraão Vicente a começarem a apostar em sítios diferentes, no tempo diferente e introduzir em Cabo Verde novas técnicas de pesca, indicando que há por exemplo “muitos recursos” de profundidade que é preciso pescar.
O encontro com os armadores, segundo o ministro, serviu também, para apresentar o balanço da linha de retoma que foi lançado, onde o Fundo Autónomo de Pesca tem estado a financiar cerca de 20 por cento (%), a fundo perdido, para a construção de novas embarcações, compra de motores e de redes.
Fonte: Inforpress // Ad: Redação Tiver