As mulheres das forças de segurança desfilaram nesta quarta-feira, pelas ruas do Platô, em celebração ao Dia da Mulher Cabo-verdiana. O desfile, promovido pela Polícia Nacional, reuniu cerca de 200 participantes, incluindo militares, agentes da segurança privada e as chamadas ‘rabidantes’, sendo acompanhado por aplausos e entusiasmo do público.
Anualmente, por esta ocasião, as mulheres policiais movimentam as ruas do Platô com a tradicional marcha para assinalarem o dia de todas as damas cabo-verdianas, evidenciando assim o seu papel na sociedade e mostrar que competência e eficiência não têm género.
Promovido pelas mulheres da Polícia Nacional, o desfile onde o primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, também se fez presente, arrancou na Avenida Amílcar Cabral com a comparência de perto de 200 mulheres das forças de segurança da ilha, contando, igualmente, com mulheres militares e da segurança privada, bem como a participação das chamadas ‘rabidantes’.
Além de celebrar a data, o evento teve o propósito de reafirmar o papel fundamental das mulheres na sociedade e nas forças de segurança. A marcha simbolizou a luta pela igualdade de oportunidades e o reconhecimento da dedicação feminina em profissões tradicionalmente dominadas por homens.
Fonte: Inforpress // Ad: Redação Tiver