A problemática do saneamento na capital do país continua a ser “um dos grandes desafios” da administração do presidente da Câmara Municipal da Praia. Apesar disso, Francisco Carvalho afirma que a edilidade tem “projetos estruturantes” para enfrentar essa situação.
Numa declaração feita no dia em que a cidade da Praia celebra 167 anos de existência, o presidente da Câmara Municipal da Praia reconheceu que já houve períodos mais difíceis, mas garantiu que os esforços para melhorar a cidade vão continuar.
Garantiu que uma das suas “grandes apostas” é no ambiente e na sustentabilidade energética, além de um “grande enfoque” nas pessoas. Prometeu continuar com o programa para o sector da construção de casas de banho. Carvalho admitiu que a requalificação das habitações na Praia continua a ser um “desafio importante e sério”.
A melhoria da mobilidade urbana, com o desanuviamento das ligações mais críticas da cidade, é outra aposta que Francisco Carvalho quer ganhar.
Os planos de Francisco Carvalho passam ainda pela criação de mais vias alternativas e exemplifica com a via que liga Ponta d’Água, Achadinha e Paiol.
A asfaltagem da via que liga Achada de Santo António a Palmarejo, a partir da zona de “A Bolha”, constitui um dos objectivos de Francisco Carvalho que garante abrir mais estradas, com vista a proporcionar aos praienses alternativas de movimentação na cidade.
O Dia da Cidade da Praia está instituído desde 2018, por deliberação da Assembleia Municipal, para lembrar a elevação à categoria de cidade da então Vila da Praia da Ilha de Santiago, por decreto de 14 de junho de 1858.
Fonte: Inforpress // Ad: Redação Tiver