No terceiro trimestre de 2024, o Índice dos Preços Turísticos registou uma taxa de variação homóloga de 2,4%. Esse valor é 5,7 pontos percentuais, inferior ao observado no trimestre anterior, conforme avançado hoje pelo INE.
De acordo com o Instituto Nacional de estatísticas, a classe dos Hotéis, Cafés e Restaurantes apresentou uma variação homóloga de 2,4%, correspondendo a uma diminuição em -5,9 p.p. relativamente ao trimestre anterior (8,3%).
Nas ilhas do Sal, São Vicente e Santiago, registaram-se aumentos dos preços relacionados ao alojamento e restauração, de 8,5%, 3,4% e 0,9%, respectivamente. Na ilha da Boa Vista, registou-se uma diminuição de -1,4%.
A mesma fonte refere que as classes de Aluguer de Viaturas e de Serviços de Entretenimento e Cultura não registaram qualquer alteração nos respectivos preços, relativamente ao trimestre anterior.
Entretanto, nota-se que os preços relativos aos Restaurantes registaram um aumento de 0,3% relativamente ao terceiro trimestre de 2023.
O INE aponta que as actividades de Cafés, Bares e Similares, o aumento de preços registado foi de 0,1%. Relativamente à actividade de alojamento, os preços dos serviços nos Aldeamentos Turísticos, Hotéis e Pensões registaram aumentos de 11,7%, 3,1% e 2,0%, respectivamente.
As Residenciais e os Hotéis Apartamentos registaram diminuição de 0,1% e 0,2%. As Pousadas registaram variações nulas.
Fonte: Expresso das Ilhas // Ad: Redação Tiver