PRESIDENTE DA CMSC PEDE CRIAÇÃO DE UM FUNDO MUNICIPAL DE HABITAÇÃO SOCIAL

O presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz defendeu segunda-feira, 02, a criação de um fundo municipal de habitação social, para que as pessoas com fraco rendimento possam ter acesso ao mesmo e ter uma casa condigna. Declarações feitas após a visita da ministra das infraestruturas a Santa Cruz.

Carlos Silva lançou este repto em declarações à imprensa após participar numa aula magna com a ministra das Infraestruturas, Eunice Silva, centrada no Objetivo de Desenvolvimento Sustentável11, de tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis, aos alunos da Escola Secundária Alfredo da Cruz Silva.

O edil defendeu a criação de um fundo municipal para habitação social, que requer a criação de rendimentos, acrescentando que com base num regulamento as pessoas com rendimento vão ter acesso sem grandes problemas, e não vão ficar à espera de mais de três anos para receber apoios dos poderes públicos para reabilitação ou construção das suas casas.

A modalidade aplicada pelos municípios, incluindo o que dirige, segundo ele, não resolve o problema habitacional, e que, conforme notou, as câmaras municipais apoiam as famílias, sobretudo as vulneráveis, na reabilitação ou construção das suas casas, mas, se estes não tiverem rendimento não vão conseguir pagar, por exemplo, o consumo de água e energia.

No entanto, informou que o município que dirige tem em curso um plano municipal de habitação social que tem ajudado as famílias procedentes na reabilitação e construção de casas, ligação domiciliaria de água e construção de casas de banho.

Fonte: Inforpress // Ad: Redação Tiver

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *