O Presidente da República afirmou que a condecoração dos grupos carnavalescos de São Nicolau é a expressão da gratidão da República. José Maria Neves, deixou este reconhecimento de toda a Nação após entregar, na tarde desta quinta-feira, as insígnias aos grupos carnavalescos Copacabana, Estrela Azul e Brilho da Zona, de São Nicolau, agraciados com a Medalha de Mérito, Segunda Classe, no quadro do Cinquentenário da Independência Nacional.
Com esta distinção, atribuída em cerimónia oficial na Biblioteca Municipal de Ribeira Brava, o Chefe de Estado quis também dar visibilidade à grandeza e ao potencial transformador do carnaval de São Nicolau, que considerou “um dos melhores de Cabo Verde”, numa contribuição para a contínua valorização da cultura nacional e para o desenvolvimento das economias criativas.
O Presidente Neves frisou que é preciso reconhecer este percurso não só mostrar que é possível continuar a crescer do ponto de vista espiritual para que São Nicolau continue a dar um grande contributo para esse crescimento. José Maria Neves diz que irá fazer de tudo para assistir o carnaval no próximo ano na ilha, salvo o problema dos transportes estar resolvido.
O Presidente da República manifestou ainda o desejo de que esta distinção sirva de estímulo para que São Nicolau continue a crescer e a contribuir para o progresso do país, através da força da sua cultura e da dedicação das suas comunidades.
PR // Redação Tiver