O Presidente da República manifestou hoje solidariedade para com a população de São Vicente, na sequência das chuvas torrenciais que caíram na ilha, provocando destruição e perda de vidas humanas. Até ao momento, estão confirmadas sete mortes, havendo ainda desaparecidos, o que poderá aumentar o número de vítimas.
José Maria Neves manifestou profundo pesar pelas perdas humanas e materiais registadas, endereçando sentidas condolências às famílias enlutadas e solidarizando-se com todos os que, direta ou indiretamente, foram afetados por esta tragédia.
O Presidente da República enalteceu a prontidão dos serviços de proteção civil, bombeiros, autoridades municipais, polícia nacional e voluntários, que têm prestado apoio direto às vítimas e respondido a situações de emergência. A situação de calamidade foi declarada e estão a ser acionados recursos e instituições para apoiar a população afetada.
Neves alertou ainda para a necessidade de o país preparar-se para fenómenos climáticos extremos, reforçando a prevenção e a proteção comunitária. Apelou a cada cidadão e família para que contribua na limpeza de bairros, proteção de casas e bens, e preservação do património coletivo.
O Chefe de Estado informou que também está a acompanhar ocorrências nas ilhas de Santo Antão e São Nicolau, onde houve estragos materiais, e no município do Porto Novo, que enfrenta danos no sistema de abastecimento de água. Reforçou o compromisso de mobilizar todos os recursos disponíveis para apoiar os mais afetados e minimizar os impactos da tragédia. Neves, avançou ainda que estão a preparar uma eventual deslocação para a ilha de São Vicente, para acompanhar de perto a situação.
Redação Tiver